Para qualquer pessoa interessada em aprender a usar o Tarot como método oracular, a parte mais complexa para quem está começando é interpretar o significado das cartas. Mesmo usando uma carta única ou um jogo com três cartas pode ser bastante desafiador. A maior parte dos sites de descrição de Tarot dão significados e definições por vezes muito simplórios e, convenhamos, não muito úteis para quem está querendo aprender. As vezes uma definição dada não faz o mínimo sentido para o contexto da pergunta que está sendo feita!
É dito que, por exemplo, o Ás de Copas significa isso, aquilo ou aquilo outro, mas como usar essa definição para uma leitura sobre amor? Ou uma leitura sobre trabalho? Neste conjunto de posts que estamos propondo para vocês, cada definição é separada em Introdução, Definições Gerais, Tabalho, Amor, Finanças, Saúde e Espiritualidade. Assim, acreditamos que você irá achar muito mais útil essas informações na sua jornada para entender todos os significados do Tarot.
Em tempo, já lhes adianto que temos um post no blog que fala dos Arcanos Maiores e os mitos em torno do Tarot em O Tarot e a Jornada do Louco. Esse post mostra o caminho da auto-iluminação descrito através dos arquétipos de cada carta dos Arcanos Maiores. É uma leitura muito recomendada para te ajudar no entendimento desse oráculo.
Adicionalmente, caso você queira ver algo sobre leitura de Tarot antes de prosseguir com o significado de cada carta, te recomendamos também o guia Como ler cartas de Tarot, que já traz uma definição de como fazer suas primeiras leituras. Este foi o método que eu usei para aprender inicialmente a fazer as leituras das cartas até começar a ter uma familiaridade com o contato com o oráculo e a obter as respostas além dos significados das cartas, que é o que todo oráculo irá aprender no decorrer da sua vida de leituras.
Já que estamos falando de significado das cartas, vamos agora para nossa lista de cartas de Tarot. Como dissemos, estamos dando os significados seguindo uma lista de definições mais comuns que são consultadas durante uma leitura de Tarot. E aqui, ainda acrescentamos, nós faremos a leitura das cartas tanto na sua posição normal quanto na posição invertida. Assim, todas as leituras ficam completas e vocês têm mais material para trabalhar.
Arcanos Maiores
Os arcanos maiores possuem 22 símbolos arquetípicos que revelam os estados latentes das ideias e possibilidades da vida. Para mais detalhes arquetípicos sobre cada um dos arcanos maiores, leia o post O Tarot e a Jornada do Louco.
Arcanos Menores: Copas
No tarô, o naipe de copas é ligado ao elemento água e ao mundo dos sentimentos, sendo o símbolo da taça relacionado ao coração, como receptáculo das nossas emoções.
Leia o post específico sobre este naipe em Arcanos Menores - Copas.
Arcanos Menores: Pentagramas
O naipe de pentagramas (também chamado de Moedas ou Ouros) está relacionado ao elemento terra, portanto à vida material, às conquistas financeiras, profissionais e a tudo que, enfim, representa aquilo que pode ser tangível em termos materiais. No naipe de pentagramas existe a possibilidade de se conseguir conquistar a segurança material com trabalho, disciplina e esforço. O ser humano é ambicioso e a ambição tem relação como o naipe de ouros. Outra característica do naipe de ouros é a dedicação, o esforço, o empenho dedicados aos estudos e ao trabalho.
Leia o post específico sobre este naipe em Arcanos Menores - Pentagramas.
Arcanos Menores: Espadas
O naipe de espadas corresponde ao elemento ar e esta relacionado ao poder ambivalente da mente e do pensamento. Representado pela espada, está ligado ao fazer e à criatividade.
Leia o post específico sobre este naipe em Arcanos Menores - Espadas.
Arcanos Menores: Paus
O naipe de paus (também chamados de Estacas ou Cajados) liga-se ao elemento fogo que a tudo transforma sem ser alterado. Está relacionado ao plano energético e espiritual bem como à coragem, vontade e poder de realização. Representado pelo bastão.
Leia o post específico sobre este naipe em Arcanos Menores - Paus.
Em tempo, já lhes adianto que estas interpretações devem ser usadas somente como um guia para seu estudo de Tarot. O significado das cartas de Tarot não é algo escrito na pedra, nem mesmo este conjunto de posts que estamos apresentando. Estes posts são escritos de forma a te fazer pensar e te guiar na direção correta da interpretação das cartas. Para a maioria das cartas, você irá (provavelmente) sentir que o significado dado aqui está correto. No entanto, se alguma carta lhe “chamar” de uma maneira diferente, não tenha medo e siga a sua intuição. O tempo (e a prática) irão dizer se você está realmente certo ou não.